quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Curinga (baralho)

Curinga (português brasileiro) ou joker (português europeu) , também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.

Normalmente, o curinga é uma carta de conteúdo especial, com o desenho de um palhaço estilizado, às vezes com o escrito em inglês joker. Porém, em muitos jogos, outras cartas podem assumir o valor de curinga, como o dois no buraco. No jogo do poker, por exemplo, a carta muda de valor segundo a combinação de cartas que o parceiro tem na mão.

Por extensão, em muitas atividades são denominados "curingas" uma peça ou pessoa que possa assumir o valor de outras. Por exemplo, no futebol, um curinga é aquele jogador que atua em várias posições. Na informática, o "curinga" é aquilo que pode significar quaisquer caracteres numa palavra. Os símbolos mais comuns são o asterisco (*) e, no banco de dados, a porcentagem (%). Por exemplo: a pesquisa por "aba*" traz palavras começadas com "aba" e com qualquer terminação. Já "%ab%o" pode significar, por exemplo, "abraço" ou "tabaco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

a